quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Spiritualized, a linha ténue da vida e um clássico


Agora que o blog está de volta não podia passar sem falar dos Spiritualized. Para além de uma passagem um tanto ou quanto discreta pelo Alive 08! (os horários entre o palco principal e secundário não favoreceram em nada a sua actuação), os Spiritualized editaram este ano o que será, sem margem para dúvidas, um dos 10 melhores álbuns de 2008, na minha opinião apenas superado pelo 4º (e controverso para alguns) álbum de uma super banda de nome Coldplay.

Os Spiritualized são na sua essência obra e graça de Jason Pierce, antigo membro dos Spacemen 3, sendo ele compositor, escritor e interprete de todo o material que é editado pelos Spiritualized. Na segunda metade da década de 90 Pierce ganhou uma notoriedade enorme tornando-se um dos compositores mais conceituados na cena rock, muito devido ao magnífico Ladies and Gentlemen We Are Floating In Space de 1997. Agora, passados mais de 10 anos, 2 albuns de originais e uma situação de saúde bastante difícil de Pierce é editado Songs in A & E que volta a colocar Pierce na rota dos maiores compositores da sua geração.

Songs in A & E é composto por 18 peças, 6 delas instrumentais, que apesar de serem escritas, na sua maioria, antes da referida doença de Pierce, carregam em si bastante sofrimento mas também alívio, sendo o reflexo do confronto de Pierce com a morte. Das 12 canções é bastante difícil destacar alguma, sendo que “Baby, I’m Just A Fool” mostra uma ligação à obra-prima de 1997. Gospel, Blues-Rock, Space-Rock, Pop, Psicadelismo, Shoegaze, tudo se mistura num álbum de referência para 2008 e para a discografia dos Spiritualized. O vídeo que se segue refere-se ao primeiro single “Soul On Fire”. Senhoras e senhores, Spiritualized:


Nenhum comentário: